Tendências

Tendências 2020 de Instagram

Tendências 2020 de Instagram

Nós somos muito fãs de newsletter! Amamos receber esses conteúdos e devoramos as leituras com rapidez. Então, em uma de nossas aventuras de conhecimentos, a Efeito Orna e a Digi Girls indicaram algumas tendências 2020 de Instagram que nos fizeram refletir sobre os comportamentos dos consumidores. Também, associamos esses resultados com os públicos ativos, participativos e engajados, personalização, relacionamentos e a complexidade social na qual estamos inseridos.

Tendências 2020 de InstagramComo produtoras de conteúdos, que trabalham com comunicação e marketing digital, compreendemos que há diversas possibilidades de consumir informações no âmbito online. Ou seja, o Instagram não é a única possibilidade e, potencialmente, o cenário digital viabiliza o desenvolvimento das organizações em diversas mídias sociais, a fim de atrair, reter e fidelizar múltiplos perfis. Por exemplo, pensando nas gerações Boomers e Millenials, esses acessam meios distintos, são impactados com mensagens diferentes e linguagens adequadas. Então, as organizações buscam se adequar e se comunicar em plataformas diferentes, que façam sentido para ela e para seus públicos.

Mas, vale destacar que, segundo o relatório Digital in 2019, o ranking das plataformas digitais mais usadas no Brasil é: YouTube, Facebook, WhatsApp, Instagram, Messenger, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Skype e SnapChat. Nesse caso, o Instagram ganha destaque, pois é uma das mídias sociais mais queridinhas dos brasileiros. Assim sendo, elencamos as tendências 2020 de Instagram e relacionamos com algumas das nossas experiências de comunicação e marketing digital! Confere:

Sem edições irreais, por favor!

Sim, os efeitos para stories no Instagram estão super em alta e cada vez mais divertidos. Porém, quando estamos falando do feed, a tendência estética fala mais alto. Além das ferramentas contra fotos “photoshopadas”, a plataforma começou a sinalizar e/ou ocultar notícias falsas. Somado a isso, os seguidores comprados e fakes estão sendo excluídos. Mas, por que todas essas medidas estão sendo tomadas? Isso, para evitar a propagação de desinformação. Ademais, é nítida a preocupação em relação às publicações legítimas. Precisamos de mais vida real, pessoas reais e empresas reais!

Entretanto, destacamos que isso não significa descuido com design e identidade visuais. Os seguidores, fãs, consumidores, funcionários e todos os públicos de uma organização fazem associações mentais com a paleta de cores, fontes utilizadas, linguagens, mensagens e todos os pontos de contato da marca. Logo, o seu conteúdo precisa ser autêntico, coerente e distinto dos demais. Invista (e valorize) o branding: nada de feed combinando e engessado, mas sim, pertinente e atrativo.

+ relacionamentos – storytelling infiéis

Tendências 2020 de InstagramSomos fãs de carteirinha de relacionamentos e vínculos com os públicos. A valorização das pessoas é imprescindível! Por isso, a gestão completa das suas mídias sociais é tão importante. Responda os seus comentários, inbox e demais engajamentos. Se conecte com os seus seguidores e torne-os fãs da sua marca. Claro, com muita transparências e verdade. 

Os escute e respeite: no fim, tudo é sobre pessoas! Por isso, não conte histórias ou abrace causas para ganhar repercussão. Seja conhecido pela sua verdade e seus valores reais. E isso não é somente uma das tendência 2020 de Instagram, mas sim para a construção e posicionamento da sua marca.

Para viralizar, tem que ser TikTok.

Faça o seguinte teste: abra seu Instagram e observe o seu “explorar”. Possivelmente, você encontrará algum vídeo curtinho, em formato de TikTok, com challenges, tutoriais, danças e tantos outros assuntos. Não podemos falar em tendências 2020 de Instagram sem mencionar esse formato de publicações.

O TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos, sem grandes edições e efeitos. Assim, o aplicativo foi o terceiro mais baixado em 2019 e muitos dos seus conteúdos são compartilhados no Instagram, tornando-se extremamente popular entre os adolescentes e também entre os adultos. Dessa forma, mais uma vez, vemos a valorização do conteúdo e do marketing de conteúdo: muitos vídeos são gravados em casa, com pouca iluminação e sem grandes produções. E, novamente, seguindo o formato audiovisual que está ganhando espaço nos feeds.

E, a nossa tendência 2020 de Instagram favorita: lá vem textão!

Uma da nossas grandes paixões é ler e escrever (muito). E, novamente, percebemos a valorização do marketing de conteúdo com as legendas do Instagram aumentando de tamanho ao longo dos anos. De acordo com um pesquisa feita pela Later, o tamanho das legendas no Instagram dobrou desde 2016. Além disso, 2019 foi o ano da legenda! E a estimativa é que em 2020, os feeds apresentem publicações com um tamanho médio de legenda de 405 caracteres. Conteúdo puro! 

Porém, não adianta publicar conteúdos superficiais e rasos. Invista seu tempo em mapear o mercado e compreender os seus diferenciais. Assim, a produção de conteúdo será natural e rica. Os seus públicos querem isso: informação e comunicação de verdade. 

Gostou desse formato de conteúdo? Comente o que você quer ver por aqui! Também, se tiver dúvidas ou sugestões, estamos super disponíveis! 🙂

Confira nosso conteúdo muito bacana que demonstra na prática como é atuar com planejamento e conteúdo em mídias sociais: vem ler! Temos certeza que vais gostar. E, claro, nos acompanhe em nossas mídias sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *