Ebook cases inspiradores: construção de marca

Cases inspiradores

Em 2021, o Grupo EstratO (Grupo de Pesquisa em Estratégias Midiáticas Organizacionais) lançou um desafio: contar cases inspiradores de comunicação na prática. Como acreditamos nas interfaces entre mercado e academia, teoria e prática, logo nos propomos a escrever sobre nossas experiências.

No final do ano, recebemos a notícia que nosso case foi aceito para publicação e ficamos muito felizes! Em 2022, o e-book foi lançado com três seções, 30 cases comentados e a participação de mais de 70 profissionais e estudantes de comunicação organizacional e de 30 professores de universidades brasileiras. Vem conferir mais sobre nosso case e o livro digital!

Sobre o ebook cases inspiradores

O Grupo EstratO faz parte da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com sede no Campus Frederico Westphalen com foco na linha de pesquisa estratégias midiáticas de articulação entre organizações e públicos. Em março de 2021, divulgaram a chamada pública para seleção de cases inspiradores com foco na prática comunicacional. A publicação tem fins didáticos e de intercâmbio de conhecimentos, voltada a professores e alunos do ensino superior, bem como para profissionais da área da comunicação.

Em abril de 2022, recebemos o lançamento com muita alegria e percebemos quantas experiências e práticas foram compartilhadas por profissionais e estudantes de diferentes áreas e contextos. O livro digital foi organizado pela Profª. Drª. Daiane Scheid, Prof. Dr. Jones Machado, Profª Drª. Patrícia Milano Pérsigo e está dividido em três seções, sendo elas “Comunicação Organizacional”, “Comunicação e Pandemia” e “Universidade e Sociedade”. Ao longo da obra, você encontra desafios e exercícios práticos desenvolvidos pelos integrantes do EstratO. Ainda,  conta com prefácio da professora, pesquisadora, palestrante e escritora Marlene Marchiori. Nas palavras de Marlene:

“Sempre digo que a paixão pela profissão que vivenciamos nos faz ir além. É essa a leitura que faço do livro organizado por Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo, que apresenta para os leitores casos que nos levam a ampliar o olhar sobre a prática da comunicação. Quando nos  deparamos com as teorias da comunicação e vislumbramos  a partir delas as práticas, as narrativas dos casos se apropriam de valor. E assim, evoluímos”

Para baixar o ebook, é só clicar no link.

Nosso case: trajetória de Fernanda Ens

A Fernanda Ens é nossa cliente com mais tempo de parceria e passamos por diversos momentos juntas, por isso escolhemos o trabalho que realizamos com ela e tudo que compartilhamos para adentrarmos em cases inspiradores. Para isso, nosso foco foi a construção de marca e posicionamento digital, a partir do olhar sensível e complexo para com os públicos, bem como a partir de ações estratégicas e humanas. 

De forma breve, a Fernanda Ens, educadora física, professora de esportes  de raquetes, gestora esportiva e empreendedora, nos procurou em meados de 2019, em vista do objetivo de criar seu próprio negócio esportivo e de se posicionar nas mídias digitais. Vale ressaltar que quando fechamos a parceria, tratava-se de um momento inicial do negócio. Ou seja, as questões de branding não estavam alinhadas, não havia clareza do propósito e do caminho a ser percorrido, a logotipia do momento não era a definitiva e a própria cliente buscava definir suas bases de mercado. Nessa perspectiva, reconhecemos três momentos chave que foram significativos nos aspectos comunicacionais e de negócios:

  • Primeira etapa: a definição das linhas criativas, assuntos e temáticas que iríamos abordar, a linguagem, possíveis discursos e ações estratégias para potencializar a marca;
  • Segunda etapa: definição e lançamento da logotipia oficial que continua até o atual momento. Em vista disso, repensamos todos os pontos de contato da marca. Ademais, a Fernanda Ens tornou-se a primeira Escola de Esportes de Raquetes do Brasil e fechou a parceria com o Parque Esportivo da Pontifícia Universidade Católica do Rio  Grande do Sul/PUCRS;
  • Terceira etapa: a Fernanda assumiu um novo viés de trabalho: a Gestão Esportiva para além do seu próprio negócio, trazendo conteúdos acerca do lifestyle esportivo, inovação e liderança.

Cases inspiradores e troca de conhecimento

Esse percurso que apresentamos anteriormente é apenas um spoiler de tudo que contamos no nosso case! Desmembramos cada uma das etapas e o processo de gestão de marca no ambiente digital com base em pesquisa, diagnóstico, objetivos, públicos, ações e estratégias planejadas e implementadas, bem como resultados e ações.

Além disso, recebemos comentários da Dra. Elizabeth Huber Moreira com o título “As relações públicas e a comunicação digital na construção das marcas dos pequenos negócio”. Confira abaixo um trecho:

“A comunicação digital e, especialmente, os sites de redes sociais digitais constituem uma ambiência que viabiliza uma comunicação mais efetiva e a construção de um espaço de diálogo mais próximo com os públicos. Além dessa ampliação das possibilidades de relacionamento, a comunicação digital também auxilia as organizações na construção de sua visibilidade e no seu posicionamento digital”

Ficamos muito honradas em participar e poder trocar conhecimento com tantos profissionais e pesquisadores a partir do seus cases inspiradores. As interlocuções (possíveis e necessárias) na área de comunicação são imprescindíveis para refletirmos criticamente sobre a realidade. Outros conteúdos nossos, como do blog ou do Instagram, também caminham nesse sentido.

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